quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Aprendizes do Tempo é reconhecido pelo público


Depois da estreia na Rádio Comunitária, dos programas Bom dia Santa Cruz e Terceira Idade Atual – pertencentes ao projeto de extensão Aprendizes do Tempo – no sábado, 27, a repercussão foi instantânea. Logo após ter ido ao ar, ligações e comentários começaram a surgir.

Arbino Class, 72 anos, faz parte da ação e conta ter recebido elogios após a estreia dos programas. “Sábado quando eu e o Samuel – voluntário no projeto, abrimos a rádio, pois nos confiaram as chaves do prédio, ele disse: “Quase não dormi essa noite”. Perguntei o porquê e ele contou que estava com medo de algo não funcionar. Disse que qualquer coisa era só colocar no automático”. Samuel Menegaz conta o motivo de tanta preocupação. Para ele, acadêmico do 2º semestre de Produção em Mídia Audiovisual na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), é preocupante ajudar em algo tão importante. “O medo de errar e precisar de ajuda, sendo que estávamos eu e o Sr. Arbino, foi grande”. Samuel explica que a vivência no projeto é um modo de “ver o mundo” e aprender coisas com quem já tem mais experiência. 

Ao começar o trabalho, receberam duas ligações. “De um amigo meu, funcionário público, e de um chefe de família da Linha Santa Cruz, que queria homenagear sua esposa e filha”. Depois que o programa terminou, Arbino foi para casa e recebeu os parabéns, em nome do grupo, pelos vizinhos e os professores do curso de Comunicação Social da Unisc, Mirela Hoeltz e Hélio Etges. Já pela noite, quando Arbino foi ao culto na Comunidade Bom Pastor, cantar no coral, recebeu mais elogios. “Estamos felizes, pois foi algo que buscávamos e conseguimos realizar. Agora precisamos continuar a aprender”, diz.

O funcionário público estadual que ligou para Arbino foi Alberto Werle. Amigos há anos, Alberto participava do grupo de danças germânica do Centro Cultural 25 de Julho, Kronentanzgruppe, o qual Arbino Class administra. Werle conta ter descoberto “a nova aventura” na qual seu amigo embarcava, na sexta-feira, 26. “Sábado, como de costume, levantei-me cedo e fui até a feira de produtos naturais comprar verduras para a semana, e, lembrando-me do que disse Arbino, liguei o rádio do celular  na Rádio Comunitária 105.9 e fui escutando. Adorei as músicas apresentadas, músicas germânicas em sua grande maioria”, conta. De agora em diante, o funcionário público garante: “quando puder estarei escutando o programa”.

Com apoio do Departamento de Comunicação Social da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), o projeto Aprendizes do Tempo faz parte do Avós na Comunicação, que visa priorizar a vida saudável dos idosos através de sua inserção em diversas mídias. Arbino Class aconselha: “É muito importante o jovem se interessar pela área da Comunicação. Todos devem se lembrar que são os anciões do amanhã. A Comunicação é uma das boas maneiras para os relacionamentos darem certo”.

Fonte: Luiza Adorna/Agência Experimental A4

Um comentário:

  1. Olá! Participei do VI Fórum das IES no IPA e lá tomei conhecimento das ações desenvolvidas pela UNISC, fiquei encantada. Parabéns pelo trabalho. Vou seguir o blog "avosnaunisc" e gostaria de receber a visita de vocês no "escolaparaadultos"que eu administro e que registra as atividades da Escola para Adultos da FAMES ( Faculdade Metodista de Santa Maria).Nosso endereço é http://wwwescolaparaadultos.blogspot.com
    Grande abraço.
    Sonia Tolfo

    ResponderExcluir