segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Entendendo a Memória

Imagine só como seria se você abrisse os olhos de manhã e descobrisse que estava totalmente sem memória!
Ainda deitado, olharia ao redor e não reconheceria seu quarto, não reconheceria suas coisas, levantaria e cruzaria no corredor com seus familiares e não se lembraria de seus nomes, do nome do seu animal de estimação, não se lembraria do seu passado, da rua onde mora, quem são seus amigos, como foi sua infância, seus gostos. Não seria uma situação terrível?!
A memória é uma das funções mais importantes que temos. Precisamos dela para realizar quase tudo em nossas vidas e não tê-la ou tê-la parcialmente pode causar grandes transtornos em nossas atividades de vida diária.
Com o nosso envelhecimento, perdemos um pouco de nossas habilidades, como a atenção e a nossa memória recente, mas engana-se quem acha que o processo de envelhecimento só traz coisas ruins para a memória. Você sabia que algumas de nossas habilidades até melhoram com o passar do tempo? O nosso vocabulário, por exemplo: quanto mais velhos, mais experientes vamos ficando e nos comunicamos melhor com o mundo.
Mas uma perda de memória que não interfira em nosso cotidiano é normal e há métodos e estratégias para evitarmos que nosso cérebro “enferruje” e contribuam para que suas funções declinem mais lentamente com o passar do tempo.
As oficinas de memória são um bom exemplo, pois, assim como nossos músculos precisam da atividade física para se manterem saudáveis, o nosso cérebro também precisa ser exercitado.
Realizar palavras cruzadas, caça-palavras e outros jogos de estimulação, aprender novas línguas, aprender a tocar um instrumento musical, interagir com outras pessoas, começar um novo hobby – artesanato, pintura, ciclismo, pesca, caminhada, dança – viajar, praticar o voluntariado, manter-se informado sobre o que acontece no mundo, ler jornais e revistas, também podem auxiliar o nosso cérebro a se “exercitar”.
Então, mãos à obra! Quero dizer… mantenha o cérebro ativo!
Debora Lee Vianna Paulo
Mestranda em Gerontologia na Unicamp, Especialista em Neurologia do Adulto pelo Hospital Albert Einstein, Gerontóloga pela EACH-USP.
Coordenadora do Elderly – Centro de Promoção de Envelhecimento Saudável e administradora da página no Facebook: Elderly – Centro de Promoção de Envelhecimento Saudável

Revisor: Claudelino Gregório Priviero Brito
Claudelino Gregório Priviero Brito é formado em Letras Vernáculas pela USP e em Pedagogia pela Faculdade Carlos Pasquale.

Fonte: http://opaportal.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário